2. Explique os conceitos de
assimilação, acomodação e equilibraçãoe dê dois exemplos destas situações.
a teoria
da equilibração, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a
acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária
para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
. Como Piaget define o conceito de
estágio no desenvolvimento da inteligência? Quais os estágios que ele descreve?
- Sensório-motor (0 – 2 anos);
- Pré-operatório ( 2 – 7,8 anos);
- Operatório-concreto ( 8 – 11 anos);
- Operatório-formal (8 – 14 anos);
Sensório motor
construção
prática das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo (MACEDO, 1991).
Segundo LOPES, as noções de espaço e tempo são construídas pela ação,
configurando assim, uma inteligência essencialmente prática. O bebê pega
o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca;
"vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de
ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
Pré-operatório
A criança deste estágio:- É egocêntrica, centrada em si mesma, e não
consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
- Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma
explicação (é fase dos "por quês"). Não
relaciona as situações.
Operatório-concreto
Um importante conceito desta fase
é o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação
de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação
observada.Exemplos:
Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.
Operatório-formal
Agora a criança é capaz de pensar logicamente,
formular hipóteses e buscar soluções, sem depender mais só da observação da
realidade.
Exemplos:
4. Explique o conceito de esquema na
teoria de Piaget e exemplifique.
esquema
é uma estrutura cognitiva, ou padrão de comportamento ou pensamento, que emerge
da integração de unidades mais simples e primitivas em um todo mais amplo, mais
organizado e mais complexo. Dessa forma, temos a definição que os esquemas não
são fixos, mas mudam continuamente ou tornam-se mais refinados.
10. O estágio operatório formal
inicia na adolescência e se estende pela vida adulta. O que marca a diferença
entre o estágio concreto e o formal?
concreto- A
criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ...,
já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.
formal-
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a
representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é
capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a
partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
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